Muitos acreditam que sabem estacionar um carro automático, ou melhor, o que fazer quando estacionado e desligar o carro.
É fácil. Paramos o carro, colocamos no P, puxamos o freio de estacionamento e pronto. E claro, quando você for sair com o carro, um tranco no cambio é normal. Não é?
Não.
Quando colocamos no P, e apenas soltamos o carro, quem está segurando o carro é o cambio, e não o freio de estacionamento. Assim, você apenas está acabando com a vida útil do cambio do seu carro.
Então vamos lá:
Parou o carro segurando no freio. Colocar o cambio no N. Puxar o freio de estacionamento. Soltar o FREIO. Colocar no P. Desligar o carro.
Assim, que esta segurando o carro, é o freio de estacionamento, e não o cambio.
Se você ao sair com seu carro sente um tranco no cambio, por favor, siga esta simples dica, e veja o resultado.
Caso continue, compre um Mitsubishi e não terá problemas no cambio.
Bruno Damy.
Testarei sua dica. obrigada
Caso tenha alguma dúvida, por favor, pergunte. Muito obrigado mesmo.
Comprei um Civic automático (modelo 2012), e de fato esta forma de estacionar evita 100% de tranco na saída, o carro sai lisinho. E depois de um tempo você já faz esse movimento todo automaticamente, sem pensar. Cria-se um bom hábito.
Exatamente. Porém, este tipo de informação não chega aos vendedores de automóveis. Muito obrigado pelo post.
Excelente esta informação, pena que as pessoas ignoram e pensam que estão fazendo certo. Muito obrigada.
Eu que agradeço. À disposição.
“o amigo,comprei um cruze, lt automático é estou, com algumas dúvidas, e queria que você, exclarecesse algumas pra min. pode ser, quando vou estacionar o carro,coloco o carro no n, e puxo o freio de mao, dps solto o freio de mao, e coloco no p e estaciono o carro, mas posso fazer isso, sem desligar o carro? e se eu estacionar em algum declive, solto o freio de mao, e saio normalmente, e quando eu for, parar o carro e desligar ele, tenho q colocar sempre em “p” ou posso deixar em drive. aguardo a resposta vlw, abraços”
O certo é fazer isso com o carro ligado, desligar somente após colocar o P. O ideal após sair com o carro, é colocar no Drive e para dealigar, deixar no P. Ps veículos automáticos não ligam com o câmbio no D. É necessário estar no P ou no N.
“esqueci de uma coisinha, manda a resposta pro meu email ok” vlw e abraços, novamente
Posso estacionar deixando o cambio automatico no N?
Não recomendado após eatacionar apenas deixar no freio de estacionamento. O indicado é colocar no Parking (P). Vamos imaginar um veículo pesado, em uma
pequena ladeira. O peso pode deixar o carro descer. O P pode segurar e minimizar um grande estrago.
Não é recomendado.
Não é uma boa. Caso o freio de estacionamento falhe, o câmbio segura o carro. Isso acontece com frequência em caminhonete onde o sistema ainda é tambor.
Outra dúvida que tenho, ao sair de uma vaga em um declive, com um câmbio automático não dá para segurar com o freio e ir acelerando um pouco para o carro não descer. É recomendado fazer isso com o freio de mão e ir acelerando aos poucos até sentir que o carro não volta mais, como nos manuais?
Nilson, em alguns carros existe um mecanismo que faz este processo automático. Ao soltar o freio, o carro tem um tempo para acelerar sem o carro ir para trás. Caso o seu carro não tenha, e você sentido segurança, pode sim realizar este procedimento do freio de mão. O que precisa evitar é acelerar muito enquanto mantém o carro preso no freio, evitando uma saída brusca. Abs.
Passarei a usar estas dicas a partir de agora. Muito obrigado!
Quais são os carros que existem esse mecanismo que tem um tempo para não descer? Estou comprando um civic lxr 2015 e estou sem essa informação!!!
Hoje à grande maioria dos carros automáticos possuem este mecanismo. Dizer aqui exatamente quais são não saberei, mas o Honda tem em sua grande maioria.
Olá, tudo bem?
Estou pensando em trocar pelo cambio automático, suas dicas foram de muita utilidade para mim. Porém, notei que no Dodge Journey existe um terceiro pedal. Você saberia para que serve? Obrigado.
O pedal que está ao lado esquerdo é o freio de estacionamento, ou mais comum freio de mão.
Alguns carros americanos não possui alavanca, mas pedal devido de nos Estados Unidos ser um carro de uso maior para mães, e por isso o pedal, devido a força e também ao cuidado com a vaidade da mulher, as mãos.
Moro numa garagem em que os carros precisam ser empurrados. Posso deixar o carro estacionado na posição N?
Sim. A posição N “neutro” no Automatico possui a mesma função que o câmbio manual. Não gera nenhum dano ao seu câmbio.
Boa tarde,
Gostaria de tirar algumas duvidas se possível,no carro automático, quando parar no semáforo que tenha uma ladeira por exemplo,como devo estacionar ?
Outra duvida, posso passar do D para o L, e ao contrario posso também ? com o carro em movimento, obrigado.
Sebastião
Obrigado por perguntar.
No caso da ladeira, com semáforo ou até mesmo uma pequena pausa, apenas mantenha o pé no freio. Ao sair, o veículo possui mecanismo de proteção que não vai permitir o solavanco.
E é possível sim passar a marcha com o carro em movimento sim, apenas tenha a atenção na velocidade e também na rotação para não danificar o câmbio. Tenha em mente que para isso é exatamente igual a um carro Mecanico. Por isso, deve estar em velocidade e rotação compatível. Recomendo apenas em ladeiras muito íngrime e também em situações de barro, por exemplo, que é necessário a redução sem parar o carro.
entendi, outra duvida, parei na ladeira ou estacionei o carro, posso sair com a marcha 1 ou apenas na marcha D ? obrigado pela resposta anterior.
Att,
Pode sair com L (1) ou D sem problemas.
Por segurança, mesmo você deixando na marcha L ou 1, ela é trocada automaticamente para não danificar o câmbio.
desculpa por mais uma pergunta,é que vou compra um carro automático e nunca dirigi um,vejo varias informações na internet ai deixa agente meio confuso,
a minha maior duvida é quanto a parada e saída na subida, na subida, posso parar deixar o cambio na posição D e acionar o freio de mão ? ao sair acelerar devagar e ir soltando o freio de mão igual na marcha manual ? mais uma vez obrigado.
Att,
Você pode deixar no N e puxar o freio de mão. Ao sair, pise no freio, colocar no D e vá soltando o freio de mão. O mesmo movimento que faria em um mecânico.
Após acostumar com Automatico, estará bem satisfeito.
ok, obrigado pelas respostas, bom fds…
Att,
Ok. Boa semana e sucesso na sua compra